sexta-feira, 12 de maio de 2017

Qual Impressora e Qual Papel usar?

Morgana Costa - Papelaria Personalizada

Olá, tudo bem com vocês?

Se vocês entrarem em grupos de festas no facebook, seja eles de PAP ou de profissionais, muita das vezes se depararão com a mesma dúvida entre as pessoas que querem iniciar na área de papelaria personalizada para festas.

Mas antes, vou contar como eu comecei.
Eu sou formada em Design Gráfico, e já trabalhava na área com a empresa Unique - Design Gráfico e Web, porém desde adolescente sou fascinada por papelaria de festas. Tanto que quando eu recebia os convites de casamento e 15 anos, eu guardava todos, ficava horas os admirando e tentando entender como haviam sido feitos.

E depois de tanto tempo trabalhando com papelaria para empresas, pensei, por que não? E arrisquei na área de festas.

Com isso surgiram as primeiras dúvidas. E a primeira foi:


- Qual impressora usar??


Gente, pense bem. Eu trabalhava com design, porém eu terceirizava as impressões, e não tinha condições de comprar uma impressora profissional e nem todas as outras máquinas dignas de uma gráfica, até porque eu não teria espaço pra isso.

Então entrei nos grupos de festas, e descobri a Epson. Nesses grupos todo mundo só fala das impressoras da Epson. E realmente, a impressão delas é muito boa, principalmente para quem usa o papel fotográfico.

Lá fui eu, com pouca grana, procurei algumas e comprei na época a Epson X 214. Ela é ótima, a impressão perfeita, mas tinha um problema, ela era de cartucho. Ou seja, a cada encomenda eu tinha que comprar cartuchos novos pois ela não era econômica.
Fiquei 1 ano com ela até poder comprar uma com o tanque de tinta que é a Epson L220, que é super econômica. Em 2 anos só recarreguei 2 vezes.

Então, se você quer começar não precisa de impressoras caras, que imprimam em tamanho A3 (claro que se você puder comprar uma a3 melhor ainda), você pode começar com uma que caiba no seu bolso.
Mas fique atento a gramatura que ela aguenta, a minha puxa o papel 180g muito bem, mas acima disso ela demora puxar e tem que colocar poucas folhas.


- Qual papel utilizar?



Assim que é escolhida a impressora, aparece a dúvida sobre qual papel usar e qual gramatura. E como descobrimos isso?
Simples! Com muito teste!




É isso mesmo, existe uma infinidade de papéis que podemos usar para convites e embalagens e só vamos conseguir descobrir se fica legal para um determinado modelo de convite se testarmos.
O papel mais utilizado no mercado é o Color Plus, é o preferido pois é colorido na massa, ou seja, quando for cortado não ficará com a lateral branca.
Tem também os papéis texturizados (casca de ovo, micro cotelê, telado, Diamond...), papéis perolizados (ficar atento pois nem sempre da pra imprimir neles, depende da impressora), tem também o papel semente, papel kraft... Como eu disse, existem muitos papeis cabe a você testá-los.


E a gramatura?

Quanto maior a gramatura mais durinho e resistente ele é. Eu utilizo a partir da gramatura 180 até a 250g, é a que me atende melhor. 
Mas também é questão de testar e ver qual você gosta mais.


DICA!!

Se você entrar na página do Face da empresa Fedrigoni ou Arjowiggins poderá enviar uma mensagem solicitando o mostruário de papéis deles, e eles enviarão pra você o mostruário com todos os papéis que eles produzem e suas respectivas gramaturas. (São os melhores papéis)

Tem uma empresa chamada Papel Semente que fica em São Gonçalo no Rio de Janeiro, que também envia amostra dos papéis deles, com várias sementes. Imagina só que legal oferecer ao cliente a opção de plantar os convites?

Bom, por enquanto é só isso.
Espero que vocês tenham gostado e caso tenham alguma dúvida é só deixar nos comentários que terei o maior prazer em responder.

Bjos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário